Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Com ópera e moeda, Theatro Municipal de SP celebra cem anos


O Theatro Municipal de São Paulo celebrou, ontem, o seu primeiro centenário com a presença de autoridades, políticos e representantes da classe artística. Palco de apresentações históricas de óperas, concertos e espetáculos de dança, o prédio foi aberto pela primeira vez ao público em 12 de setembro de 1911 e recebeu a Semana de Arte Moderna de 1922. Durante a cerimônia que deu início às comemorações dos cem anos de existência, foram lançados um selo e uma moeda nas versões ouro, prata e bronze em alusão à data. Convidados também assistiram a uma apresentação especial da ópera Rigoletto, de Giuseppe Verdi.

Anfitrião da noite, o prefeito Gilberto Kassab inutilizou o cunho da moeda, que passa agora a ser uma peça rara e alvo de especial interesse de colecionadores. A cerimônia contou ainda com as presenças do vice-governador Guilherme Afif Domingos e da ministra da Cultura, Ana de Hollanda, além dos secretários municipal e estadual da Cultura, respectivamente, Carlos Augusto Calil e Andrea Matarazzo.

"Há cem anos esse ponto era referência da cultura de São Paulo e do País. Passados cem anos continua sendo referência, continua referência e continua sendo um prédio maravilhoso, agora restaurado, belíssimo e pronto para daqui continuar levando a cultura para milhões de brasileiros que moram em São Paulo e para todos aqueles vindos de todos os cantos do País e de outros países que veem nos visitar", afirmou Kassab. O vice-governador Guilherme Afif Domingos afirmou que o Theatro Municipal é a "história viva" da cultura de São Paulo e exaltou a reforma do prédio, que levou dois anos e oito meses para ficar pronta. Já a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, destacou a importância do Theatro para a cidade e para o País.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário