Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 9 de agosto de 2011

" Festival de Gramado 2011 começou com homenagem a Selton Mello "



Perto de completar quatro décadas, o Festival de Cinema de Gramado foi aberto na última sexta-feira (05) com a exibição de "O Palhaço", de Selton Mello, que recentemente recebeu quatro prêmios em Paulínia. O que vem chamando a atenção nas últimas edições do evento na serra gaúcha, mais do que os filmes em competição, são as homenagens especiais. Entregar um Kikito para a Xuxa em 2009 não pegou muito bem, mas desta vez os organizadores acertaram: Fernanda Montenegro, Domingos de Oliveira e o próprio Selton receberão troféus do festival.

Entre os sete competidores brasileiros, estão "Riscado", de Joel Pizzini, o documentário "Uma Longa Viagem", de Lúcia Murat, e "País do Desejo", de Paulo Caldas ("Deserto Feliz", "Baile Perfumado"). Após quase 20 anos, Reginaldo Faria volta a dirigir um filme, "O Carteiro", gravado na serra gaúcha. Já Kiko Goifman ("33", "Filmefobia") se uniu à mulher, Claudia Priscilla, para fazer o documentário "Olhe pra Mim de Novo". "Ponto Final", com Hermila Guedes e Roberto Bomtempo, e o documentário "As Hiper Mulheres", também selecionado para Brasília, são os últimos concorrentes nacionais.
Na disputa latina, chamam a atenção "La Lección de Pintura", mais uma produção chilena a abordar a ditadura militar, o romance argentino "Medianeras: Buenos Aires da Era do Amor Digital", já exibido em festivais internacionais e com distribuição garantida no Brasil, e, o mais curioso deles, "El Casamiento", documentário uruguaio sobre Julia, transexual, e Ignacio, pedreiro, que se conheceram numa véspera de Ano Novo há duas décadas e hoje estão juntos na terceira idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário