Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

" Brasil presta homenagem a obra de Jorge Amado a um ano do centenário "



O universo literário de Jorge Amado, o escritor que resgatou a sensualidade de sua terra natal e retratou a alma do povo brasileiro, foi ontem dia 10, recapitulado com uma série de atos e conferências que marcam o início do ano comemorativo do centenário de seu nascimento. As atividades começaram na Fundação Casa Jorge Amado, no bairro colonial de Salvador, na Bahia, região onde o escritor nasceu em 10 de agosto de 1912.
 
Durante o evento, que contou com a presença do secretário de Cultura, Albino Rubim, e de Paloma e João Jorge Amado, filhos do escritor, foram anunciadas algumas das atividades do ano dedicado a Jorge Amado, que se prolongará até fim de 2012, quando se completa cem anos de seu nascimento. "Os atos desta quarta-feira representam a largada do ano Jorge Amado", disse à Agência Efe uma porta-voz da fundação, instituição encarregada de preservar o acervo do escritor e divulgar a cultura baiana, registrada por Amado em uma prolífica obra que foi traduzida a 49 idiomas em 55 países. Além disso, se apresentou o projeto Jorge, Amado e Universal, que a partir de março de 2012 será exposto no Museu de Língua Portuguesa de São Paulo e depois percorrerá diferentes cidades do Brasil, acrescentou a fonte.

Os atos continuam nesta noite em Salvador, quando o escritor moçambicano Mia Couto aproximará os brasileiros de uma leitura africana da obra de Amado na conferência Um Mar Vivo: Como Jorge é Amado na África. A partir desta quarta-feira e até fim de 2012, Brasil lembrará a obra do escritor que, apaixonado pelo povo, retratou personagens que permanecem gravados na memória dos brasileiros, em parte graças às adaptações em cinema e televisão, como Dona Flor e Seus Dois Maridos. Um dos destaques da programação será a estreia em outubro do filme Capitães da Areia, adaptação do romance homônimo de Amado realizado por sua neta Cecilia, enquanto a editora Companhia das Letras lançará novas edições da obra de Amado e as bibliotecas da Bahia oferecerão uma programação especial com leituras dramatizadas.

Fonte: Portal Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário