Notícias para o blog devem ser enviadas para jsvi@bluenet.com.br

terça-feira, 26 de outubro de 2010

" Mostra especial marcará os 200 anos da Biblioteca Nacional "


Para comemorar o aniversário de fundação da Biblioteca Nacional, uma exposição especial, com uma peça rara por cada ano comemorado, será oferecida ao público. A partir do dia 3 de novembro, duzentas obras originais farão parte de uma mostra para celebrar os 200 anos da instituição, comemorados na próxima sexta-feira, dia 29.

Entre os destaques da mostra está o livro Divina Proportione, que une arte e ciência, publicado pelo monge italiano Luca Pacioli, em 1509. A obra conta com ilustrações de Leonardo da Vinci, que era amigo do autor. Em 2009, quinhentos anos depois de publicado, o livro foi completamente restaurado, página por página, pelos técnicos da Biblioteca Nacional. Hoje, a peça fica no setor de Obras Raras, onde estão as mais valiosas e que têm acesso restrito ao público.

A exposição também traz um manuscrito de Sigmund Freud, o 'pai da Psicanálise', escrito em 1928. Esse é um dos documentos que irão compor um dos módulos da exposição, dedicado aos sonhos.

A Biblioteca conta com 9 milhões de peças, algumas avaliadas em R$ 9 milhões. Há obras, como a Bíblia de Mogúncia ¿ primeiro impresso que contém data, lugar de impressão e nome do impressor ¿ cujo valor é incalculável. Há cartas do imperador D. Pedro I à amante Marquesa de Santos, além da sentença de Tiradentes e da carta de abertura dos Portos. As peças mais antigas da instituição são os quatro Evangelhos da Bíblia manuscritos entre os séculos 11 e 12. A Biblioteca Nacional, fica na área central do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário